Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Armamento / Uniformes / Uniformes da Segunda Guerra – Soldado do Exército Vermelho – 1939 a 1941
soldado russo - Uniformes da Segunda Guerra - Soldado do Exército Vermelho - 1939 a 1941

Uniformes da Segunda Guerra – Soldado do Exército Vermelho – 1939 a 1941

Os Russos tiveram um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial. Com um exército que no início da guerra era obsoleto e despreparado, se transformou numa força terrestre potente no decorrer do conflito.

O Exército popular soviético, conhecido como Exército Vermelho em alusão à cor vermelha do Socialismo.

Temos abaixo um uniforme típico de um soldado soviético que combateu na Segunda Guerra Mundial no período de 1939 a 1941.

soldado_russo

 

urss

Uniforme Soldado do Exército Vermelho –  1939-1941
01 – Quepe “Ushanka”  Modelo 1940
02 – Casaco com o ramo de serviço insígnia nas guias de colarinho Modelo 1935
03 – Botas de Feltro
04 – Cinto Principal
05 – Rifle Tokarev SVT-40  7,62 mm
06 – Baioneta
07 – Bolsas de Munição
08 – Bolsa para a Máscara de Gás
09 – Pá Dobrável (principalmente usada para cavar trincheiras)

 

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

uniformes - Uniforme da Segunda Guerra - Major da Força Aérea Polonesa na Inglaterra - 1940 a 1945

Uniforme da Segunda Guerra – Major da Força Aérea Polonesa na Inglaterra – 1940 a 1945

Os aviadores de seis países europeus ocupados pelas forças nazistas encontraram refúgio em Grã-Bretanha em …

uniforme Schtzupolizei - Uniformes da Segunda Guerra - Sargento da Polícia Ostensiva Nazista - Schtzupolizei Hauptwachtmeister

Uniformes da Segunda Guerra – Sargento da Polícia Ostensiva Nazista – Schtzupolizei Hauptwachtmeister

 Uniforme típico de Sargento da Schtzupolizei  –  Schtzupolizei  Hauptwachtmeister, a polícia nazista que fazia a …

6 comentários

  1. Oi Andre Luiz, queria te parabenizar pelos artigos super interessantes, e dizer que assim como você, sou um apaixonado por acontecimentos da segunda grande guerra. O assunto que venho abordar e em respeito aos soviéticos, que segundo livros que ja li, eles foram os atores principais desse teatro de horror imposto pelos nazistas e paises do eixo. Como você vê essa situação da midia internacional em dar destaque apenas para os aliados? sem dizer que foi o pais com mais baixas civis e militares do conflito. Um grande abraço!
    Marcos Paulo, Três Coraçoes MG.

    • Obrigado, Marcos Paulo!
      Sem dúvida que os Soviéticos foram importantes no conflito, e eles fazem parte do grupo dos Aliados. Foram meio que no meio de campo… No início eram aliados dos nazistas, depois passou para o lado dos Países Aliados.
      Perderam muitos civis e militares devido o regime de governo e justamente pela população ser imensa. O exercito soviético no inicio dos combates com os nazistas eram muito debilitado e o diferencial era o contingente imensurável.
      Porém por outro lado, promoveram muito horror, assim como os nazistas… Pois buscaram se vingar dos alemães… e mesmo antes disso, a população e os militares poloneses também sofreram nas mãos soviéticas.
      basicamente é isso… forte abraço!

  2. na realidade os sovieticos pegaram a maquina de guerra nazista no auge de sua força, mais o poder de mobilização e iniciativa sovietica que culminou com a transferência do parque fabril para o leste em tempo record foi crucial para a resistência contra 0s nazistas a mais poderosa armada do mundo na época e que fazia uma guerra de aniquilação contra os sovieticos,com armas inovadoras como o tanque T34, mais rapidos e leves que os panzer com largatas largas que dificilmente atolavam,exigindo de Ferdinando Porsch a criação do Tiger para se fazer frente ao t 34, mais o tanque sovietico tinha a grande vantagem de ser de facil fabricação e os foguetes katiucha mortais contra a infantaria nazista e o caça yak3,com essas armas eficientes e de rapida reposição por serem de facil fabricação conseguiram ja no começo de 1942 quebrar o estigma da wermach de ser invencível.

  3. apesar dos expurgos sofridos feitos por Stalin a URSS conseguiu se organizar bravamente contra a maior invasão do mundo onde o resultado era aniquilar os eslavos que pela ótica ariana eram uma sub-raça como os judeus,alem dos mais de 3milhões de soldados da wermach,tiveram que enfrentar exércitos da Hungria, Bulgária , Romênia, Itália e Filandia que nos primeiros meses de invasão eliminaram mais de 2milhões de soldados soviéticos e civis.

  4. Bom dia,

    Tenho que fazer um teatro na universidade sobre a política da Rússia e seus acontecimentos, e temos cenas do exercito vermelho e branco, porem não estão conseguindo encontrar fantasias, você sabe onde tenha? tanto as fantasias quanto roupa do proprio soldado russo!

  5. Vandeilton Francisco da Silva

    André, bnoa noite gostaria de saber se você comercializa uniformes antigos, do tipo paraquedista russo da II guerra?

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)