Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Armamento da Segunda Guerra / Uniformes da Segunda Guerra / Uniforme da Segunda Guerra – Major da Força Aérea Polonesa na Inglaterra – 1940 a 1945

Uniforme da Segunda Guerra – Major da Força Aérea Polonesa na Inglaterra – 1940 a 1945

Os aviadores de seis países europeus ocupados pelas forças nazistas encontraram refúgio em Grã-Bretanha em 1940. Dentre os quais a que teve destaque foi a Força Aérea Polonesa.

Em setembro de 1939, com a invasão da Alemanha à Polônia, a Força Aérea Polonesa, embora fortemente em desvantagem, lutou com distinção a Luftwaffe.

A Força Aérea polonesa foi recriada na França com o efetivo que conseguiu fugir pela Romênia e entre outras rotas. E até Junho de 1940 contabilizavam 7000 funcionários e cerca de 90 aeronaves em operação. No final de 1939, as autoridades britânicas concordaram em pôr na ativa mais de 2000 aviadores. No entanto, os britânicos não estavam dispostos a ter unidades polonesas independentes, sob comando polaco.

major_polones Após a capitulação de França, Os pilotos da Força Aérea Polonesa, em sua grande maioria, conseguiram fugir para a Inglaterra após a sua evacuação da França e Norte da África.

Com a assinatura do acordo militar polaco-britânico, no início de Agosto 1940, foi permitido a formação da Força Aérea Polonesa sob controle operacional da RAF.

Tais pilotos, tripulação e equipe de terra fizeram contribuições militares importantes ao esforço aéreo Aliado, particularmente durante a Batalha da Inglaterra, onde dois esquadrões de caça poloneses – 302 e 303, e pilotos poloneses servindo em diversos outros esquadrões de caça da RAF – distinguiram-se. Assim como em outras operações aéreas.

Abaixo temos um típico uniforme de um Major da Força Aérea Polonesa com sede no Reino Unido, 1940 a 1945

uniformes

 

polonia

Major da Força Aérea Polonesa na Inglaterra – 1940 a 1945
01 – Quepe de Oficiais da RAF com a águia da Força Aérea polonesa – 1936
02 – Jaqueta de oficiais da RAF com insígnia de Major polonês no colarinho e Insígnia de Tenente britânico nas mangas.
03 – Calças de Oficiais
04 – Sapatos padrões
05 – Pasta Padrão
06 – Cruz de Prata da Ordem Virtuti Militari (mais alta condecoração militar polonesa)
07 – Brevê da Escola de Oficiais de Infantaria
08 – Brevê de Observador (distintivo exclusivo de pilotos)
09 – Brevê de Aviador – British Navigator’s Wings

pilotos_polonia
Pilotos do Esquadrão 303

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial.

Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, – antigo Segunda Guerra.org – escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

Colete a Prova de Balas Russo

SN-42 (russo: Stalnoi Nagrudnik – Aço bib) é um tipo de armadura corporal desenvolvido pelo Exército Vermelho …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)