Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Sobre

Sobre

A Segunda Guerra Mundial foi um dos mais tristes e marcantes eventos da história moderna. Um fato que devida sua violência, magnitude e enredo, chega a parecer fictício. Causa a impressão de que tudo foi produto de civilizações remotas, embora o desfecho da guerra tenha acontecido há apenas seis décadas.

Inovações tecnológicas. Teorias conspiratórias. Ideologias pretensiosas. Enfim, diversos ingredientes que tornaram o conflito fascinante. E o que o mundo tem feito desde que o último canhão calou-se é relembrar continuamente… Filmes, livros, revistas, músicas, artigos e, recentemente, diversos web sites contribuem para essa memória coletiva.

No campo da arte e do jornalismo, muito se produziu e ainda se produz sobre a Segunda Guerra, embora se sobressaia uma produção esmagadora que conta apenas uma versão da história. Porém, não estamos tratando de uma estória, onde a realidade e a fantasia podem se misturar sem consequências práticas. Tratamos de um fato verídico, escrito na história por milhões de pessoas no mundo, durante seis anos de combates tenebrosos. Isso é argumento suficiente para repensarmos o que aprendemos até hoje sobre a Segunda Grande Guerra.

Quando falamos sobre “apenas uma versão da história”, nos referimos à vasta produção cinematográfica produzida em Hollywood, de onde a maioria da população recebe – como única fonte – informações sobre a Segunda Guerra. Uma vez que, conhecendo a história por outros canais, facilmente se percebe que a história real é amplamente mais complexa e forte que aquela vista nas telas. Por sua vez, também é mais intrigante.

O propósito do site Segunda Guerra.org é justamente agregar o máximo de informação possível sobre o que foi na realidade a Segunda Guerra Mundial. Traçar o perfil desde os grandes líderes aos soldados rasos que entregaram suas vidas em pró de seus respectivos países.

Os autores deste site não compactuam com ideais comunistas, nazistas, capitalistas ou qualquer outro tipo de sistema político. Não trazem consigo nenhuma raiz antissemita, antiamericana antiestadunidense, antialemã ou “antiqualquerpovo”.

Os autores prezam pela paixão ao evento histórico e, “garimpam” informações de todas as fontes (confiáveis) que possam enriquecer os artigos aqui publicados.

Seja bem-vindo e boa leitura!

1 comentário

  1. Estou aprendendo muito com seus artigos!
    Obrigada por nos proporcionar isso! é fantástico pois sou uma facinada pelos fatos políticos dessa sangrenta guerra.