Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Armamento / SdKfz 3 Maultier – A mula de carga dos alemães
9856df251effa8363c7c4fcbec826464 wwii ford deutschland - SdKfz 3 Maultier - A mula de carga dos alemães

SdKfz 3 Maultier – A mula de carga dos alemães

O SdKfz 3 Gleisketten-Lastkraftwagen (“caminhão de lagartas “), apelidado de Maultier (“mula”) foi uma família de meia-lagartas desenvolvida na Segunda Guerra Mundial pela Alemanha, que, entre 1933 e 1945, foi líder na produção destes veículos.

s02

Desenvolvimento

Logo após invadir a Rússia, as tropas alemãs perceberam que seus veículos de transporte de rodas comuns eram inadequados para trafegar em solo soviético, devido a escassez de estradas. Somente meias-lagartas eram capazes de operar nessas condições, mas tirar esses veículos de seus propósitos operacionais para funções de abastecimento seria impraticável.  Em vez disso, a Alemanha passou a construir versões meias-lagartas de seus caminhões Opel, Daimler-Benz e Ford, removendo seus eixos traseiros e colocando novos eixos com lagartas destinadas aos Panzer I. Como estes Panzers estavam fora de produção, foi viável adaptar as peças às meias-lagartas a caminhões. 

 

s04

 

 

AlemanhaSdKfz 3 

Caminhão tipo half-track
Especificações

Peso: 7,1 toneladas
Comprimento: 6 metros
Largura: 2,2 metros
Altura: 2,5 metros
Blindagem:  nenhuma
Motor: 6 cilindros da Opel motor – 3.6 litro.
Autonomia: 130 km
Velocidade Máx: 40 km / h

s06s07

Bundesarchiv Bild 101I 559 1085 07 Italien Flugzeug Me 323 Gigant Opel  Maultier  - SdKfz 3 Maultier - A mula de carga dos alemães

Sobre Ricardo Lavecchia

Ricardo Lavecchia tem 35 anos, nascido no dia 22/01/1982. Natural de Santo André – SP Trabalha como vedendor, desenhista nas horas vagas, sempre procurou novas idéias em imagens de livros e jornais, e foi numa dessas buscas que descobriu outra paixão: A Segunda Guerra Mundial. Tinha, então, 18 anos e se deparou com o livro: "Crônicas de Guerra - Com a FEB na Itália" de Rubens Braga. Ao invés de apenas escolher uma imagem para desenhá-la, resolveu ler o livro. O fascínio pelo assunto o tomou por completo. Em suas pesquisas sobre o tema, descobriu não só relatos de guerra, mas amizades sinceras de veteranos, como o Sr. Antônio Cruchaki, veterano do 9º BEC e o falecido Capitão Rocha da Senta a Pua. E-mail: ricardo @ segundaguerra.net

Veja Também

topo katyusha - Katyusha, a arma soviética que aterrorizou os alemães na Segunda Guerra

Katyusha, a arma soviética que aterrorizou os alemães na Segunda Guerra

Katyusha, o sistema de lançamento múltiplo de foguetes da União Soviética Katyusha, uma das armas …

Flak jacket 1942 - Colete a Prova de Balas Russo

Colete a Prova de Balas Russo

SN-42 (russo: Stalnoi Nagrudnik – Aço bib) é um tipo de armadura corporal desenvolvido pelo Exército Vermelho …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)