Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial

Reino Unido

Vale lembrar que Reino Unido, ao contrário do que muitos pensam não é apenas a Inglaterra. Mas sim o conjunto de quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. E desta forma representada é que combateu na Segunda Guerra Mundial. Conhecida como as forças Britânicas.

Haviam passado mais de dois anos que o Reino Unido lutava quando os japoneses realizaram o ataque a Pearl Harbor. Havia guarnições britânicas dispostas nas regiões da Malásia, Hong Kong, Shanghai, entre outras. Sob o comando de Winston Churchill, tinha combatido a Alemanha e a Itália durante um ano sem o apoio militar de qualquer aliado. E esta guerra européia era a principal preocupação britânica, e por isso suas posses no Pacífico ficaram sem um número necessário de tropas e todo aparato militar.

E apesar de grandes perdas militares, o Reino Unido não executaria nenhuma ofensiva ante de Novembro de 1944.

Nesse período de guerra solitária, uma operação desastrosa foi o deslocamento das tropas australianas do Norte da África para o porto de Darwin, sob suspeita de invasão. Conseqüentemente essas tropas foram enviadas para Singapura onde foram capturadas. Culminando na maior derrota da história do Reino Unido. Milhares de tropas foram presas e outras tantas foram mortas. Recendo um tratamento nada amigável por parte dos Japoneses.

Embora não recebesse apoio militar, o reino Unido recebia demais apoios por parte dos Estados Unidos. E a intenção de Churchill e Roosevelt era de solucionar o problema “Hitler” e só então visar os Japoneses.  Porém o ataque a Pearl Harbor, em 1941 pôs fim a este plano, forçando o país do Tio Sam a mobilizar suas forças contra o País do Sol Nascente.

As tropas estadunidenses somente seriam um apoio eficaz na guerra da Europa em 1943.

O Reino Unido não deixou de apoiar seu principal aliado na Guerra do Pacífico, designando uma força considerável para o combate.

Com a vitória dos Aliados, em 1945, o reino Unido estava devastado fisicamente e financeiramente, e sua emissão de uma força para ocupar o Japão, foi apenas simbólica.

A Economia somente teve ares de recuperação com a execução do Plano Marshall, aplicada após o término da Segunda Guerra.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

hd - Força Aérea Hondurenha na Segunda Guerra Mundial

Força Aérea Hondurenha na Segunda Guerra Mundial

Quando pensamos em Segunda Guerra Mundial, logo vem em mente o Holocausto, Dia-D, Stalingrado, Pearl …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)