Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Segunda Guerra Hoje em dia / Palavra do Leitor / Por que a Alemanha Perdeu a Guerra?

Por que a Alemanha Perdeu a Guerra?

Por que a Alemanha Perdeu a Guerra? – Segundo a Palavra do Leitor

Pessoal estou com uma baita dúvida em relação a essa questão, tenho um tio que tem um bom conhecimento em história inclusive um dos maiores historiadores do país que comanda o jornal da CBN 90,5 e o jornal da cultura Heródoto Barbero foi professor dele, em uma conversa a respeito da segunda guerra mundial ele me disse que o fator que praticamente selou a sorte da Alemanha foi o seguinte:

Hitler designou para Benito Mussolini a missão de atacar a África e tomar posse do petróleo lá existente só que Benito Mussolini teve que enfrentar um conflito causado por seus opositores dentro da Itália, com isso Hitler teve que deslocar parte de suas tropas para ir a socorro a Mussolini, com isso a estratégia de conquistar os poços de petróleo na África foi por água a baixo, sem combustível a maquina de guerra alemã parou ficando ha 80 km de Moscou, ficaram parados e foram pegos pelo inverno russo que é terrível, minha pergunta é a seguinte isso realmente foi um fato determinante caso o exército alemão tivesse conseguido o petróleo o exército Russo teria condições de vencer o exército alemão?

Gostaria que algum especialista em segunda guerra mundial me respondesse e me indicasse algum livro a respeito desse assunto, abordando o tema de forma mais detalhada e esclarecedora.

Kaveira

Não foi exclusivamente esse fato,…

…mas foi um dos determinantes…
à medida que as tropas alemãs iam avançando sobre a URSS, os russos iam recuando cada vez mais pra dentro do seu território mais frio, obrigando os alemães a entrarem cada vez mais numa ratoeira, em que ao recuarem os russos iam destruindo todos os abrigos, mantimentos e qualquer coisa que desse suporte as tropas alemãs, fora isso a distância pra transportar alimentos, armas, munições e combustível era cada vez maior para os alemães!

Um, aliás, 3 bons livros bem detalhados e documentados,são os “GRANDE CRÔNICA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL” (3 VOLUMES) DO “READERS DIGEST”(leia-se seleções)cada volume pesa cerca de 1kg, 1,2 kg
e tem na faixa de umas 500 páginas com relatos,documentos, mapas e grande quantidade de fotos da guerra… Eu tenho só o segundo e terceiro volumes, já que o outro se perdeu (infelizmente em uma mudança)… Tempos atrás até tentei vender pelo mercado livre,mas ninguém se interessou e desisti, mas se achar interessados estou vendendo!!

Jean

Stalin não deixaria que os Alemães pegassem o Oriente Médio. Alem do mais, o caminho por terra e muito longo, e demoraria muito para construir estradas e ferrovias para escoar suprimentos.
Apesar disso, os nacional-socialistas poderiam contar com a ajuda dos egípcios e dos indianos no Oriente Médio…

Ah Hitler não designou Mussolini para nada…

Mussolini atacou a África porque quis, e Hitler se sentiu na obrigação de apoiar os aliados italianos no norte da África

Isso enfraqueceu muito as forcas germânicas, já que a sua estratégia se baseava em atacar pequenos pontos de uma só vez…

Dai vem a brincadeira entre japoneses e alemães que diz na próxima guerra, faremos sem a Itália, risos

Dr Robert

Todos sabem que os tanques pararam em meados de dezembro e janeiro de 1942/43, mas mesmo assim os ataques eram ferocíssimos em Stalingrado e Moscou, o que acabou com os alemães foi também a falta de munição, tinha soldado alemão que jogava pedras quando faltava bala… Mas os alemães fizeram horrores com os russos

Apoiado, Jean, o motivo que levou Mussolini a atacar a áfrica foi o seguinte: ele queria levar a Itália para a sua condição de novo império romano, mas o exército italiano era despreparado.

Marcos

São vários fatores que contribuíram para a derrota da Alemanha: abertura de duas frentes de batalha (Inglaterra e União Soviética), aliados despreparados para uma guerra daquela magnitude, deixar 200 mil soldados ingleses de a força expedicionária britânica fugir em Dunquerque, deixar de atacar alvos estratégicos e atacar cidades durante a batalha da Inglaterra entre outros…

O fato é que também não podemos apenas apontar erros dos alemães e desmerecer os feitos dos aliados.

Marcos

Valeu pela correção!

Os aliados puderam se dar ao luxo de errar mais que os alemães, puderam até se dar ao luxo de mandar seus soldados direto pra morte como faziam os soviéticos, logo não foram somente erros que decidiram a guerra mas todo um conjunto de fatores. Creio eu que os aliados cometeram muito mais erros que os alemães, caso da França e da própria União Soviética durante o inicio da invasão alemã!

Jean

E uma questão complicada. Depende muito do conceito de erro (sei que isso parece besteira de iniciante tentando se passar por mestre, mas não da pra escapar disso)…

Falando eticamente, por exemplo, os russos cometeram vários erros, claro! Mas talvez esses erros em um plano ético não sejam propriamente erros no campo de batalha.

Levar soldados aos montes diretamente para a morte poderia ter se tornado um erro se, posteriormente, os russos sentissem que as perdas fizeram diferença, mas, em geral, não foi um erro, pois não trouxe aos russos nenhum revés. Se, em alguma ocasião, tal ação absurda tornasse-se um revés, ai sim, tal ação tornar-se-ia um erro!

Os aliados se sentiram mais a vontade para cometer erros, claro – eles puderam perder batalhas e batalhas sem que isso fizesse diferença no balanço final da guerra. Os Alemães, para vencer, não poderiam se dar ao luxo de cometer tantos erros como os aliados.

O ponto em que quero chegar e que, no fim das contas, o esforço dos aliados deve SIM ser lembrado, desde que em seguida venha o erro do lado alemão, pois se os alemães não cometessem erros, o esforço dos aliados não trariam resultados!

Perdoe-me pela pontuação inadequada, teclado anglo-saxão…

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

Futebol e Segunda Guerra – pelo Leitor

Futebol e Segunda Guerra – PALAVRA DO LEITOR A história dos Atletas confinados num campo …

7 comentários

  1. a frase ”se a vitória foi multilada uma vez, isso não quer dizer que foi multilada outras vez.” ela se refere a derrota de mussolini e hitler a segunda guerra mundial

  2. Alemanha perdeu a guerra porque hitler era uma besta quadrada.

  3. A Alemanha perdeu a guerra ao lutar em três frentes (oeste, leste e norte da África). Se antes de invadir a URSS, tivesse derrotado a Inglaterra; e se tivesse dominado Malta antes de ir para o norte da África, acho que as coisas seriam um pouco diferentes.

    • A Alemanha perdeu a guerra por variadas razões, não somente por um ponto específico. Os erros não estão somente no âmbito militar, mas administrativo, e até mesmo na questão do ideal ariano.
      Hitler não era um general, mas pensou que fosse e decidiu dirigir sua armada como que brincasse de “War”, (aquele velho jogo estratégico de tabuleiro).
      Sem contar da imensa mobilidade logística para exterminar os indesejados.

      Faltou a razão e sobrou misticismo no conduzir da carruagem nazista.

  4. Boa tarde a todos,

    A Alemanha destinou 95% do seu arsenal a invasão a Stalingrado, isso esta registrado em arquivos Historicos.
    Recomendo um documentario que esta a venda que mostra o que realmente ocasionou a derrota da Alemanha:”A Batalha da Rússia”

  5. A Alemanha perdeu a guerra por que lutou quase sozinha contra vários países poderosos,como,Russia,Inglaterra,França,EUA. Se a Russia lutasse sozinha contra esses países também teria perdido. A Itália não estava preparada no setor Industrial para produzir armas avançadas em grande escala, a Itália mais atrapalhou que ajudou. A guerra de Hitler foi contra um Sistema financeiro internacional que explorava e vampirizava muitos povos e nações, ele lutou para criar uma Nova Ordem econômica. A Segunda guerra mundial foi uma guerra contra um Sistema Capitalista cruel e explorador.Muitas informações sobre esse conflito foram manipuladas e moldadas para proteger certos interesses políticos, econômicos e religiosos.A historia é sempre contada pelos Vencedores, não podemos acreditar cegamente e passivamente em tudo aquilo que a Midia, a imprensa e os livros falam.Temos que analisar, pensar, raciocinar e questionar certas informações.Americanos e judeus controlam boa parte da Midia internacional, eles podem moldar certas noticias e informações para iludir e manipular as massas.Portanto, vamos raciocinar e questionar.

  6. Quem pensa diferente é logo tachado de bandido, maluco,idiota,cretino, o Sistema sionista que sempre padronizar nossa forma de pensar,temos que acreditar cegamente e passivamente em tudo aquilo que a Midia, imprensa, filmes e livros falam. Atualmente os americanos estavam espionando os brasileiros e isso é crime, e a Midia já esqueceu tal fato criminoso. A nossa Amazônia está sendo altamente cobiçada por americanos, judeus ,ingleses e outros, e a Midia pouco fala no assunto.
    O plano é distrair o povo, martelando em sua mente assuntos como, futebol,show de artistas, novelas, carnaval, copa do mundo etc. Tudo para baixar o nível intelectual do povo, um povo que pensa pouco, raciocina pouco, não questiona nada, aceita tudo sem exame.A melhor forma de fazer um país crescer e ser torna forte é investir muito na EDUCAÇÃO na cultura para desenvolver a capacidade intelectual das pessoas, elas passam a raciocinar mais, pensar mais, questionar mais. É isso que apavora as Elites, um povo que raciocina e questiona, um povo com pouca Educação, pouca cultura, pouca informação imparcial, fica como uma criança é facilmente enganado e manobrado pelos Veículos de comunicação que estão sobe controle de grupos econômicos estrangeiros.A Alemanha e o Japão perderam a guerra, hoje são potencias econômicas com alta tecnologia, na Alemanha e no Japão não existe favelas, a violencia é pequena, a corrupção politica é pequena e os políticos corruptos são severamente punidos, essas informações não são divulgadas na Midia, eles querem colocar na mente dos brasileiros que a miseria e a violencia é no mundo inteiro igual, para fazer as pessoas ficarem CONFORMADAS, sem questionar nada.No caso da segunda guerra mundial existe uma padronização nas informações para Diabolizar a Alemanha e o Japão, e angelizar os Aliados. Quando o exercito soviético invadiu a Alemanha muitas mulheres alemãs foram ESTRUPADAS e mortas covardemente por soldados sovieticos, isso é um tremendo crime de guerra, e a Midia Sionista consegue Minimizar tal fato, os filmes, livros, documentários, falam muito pouco sobre esse crime absurdo e nojento o por que disso? A Alemanha perdeu a guerra por que lutou guase sozinha só isso. Quem pensa diferente é sempre tachado de bandido, vagabundo, idiota, cretino.

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)