Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / Fatos / Patton e sua Famosa Bofetada

Patton e sua Famosa Bofetada

patton Durante a campanha da Sicília, o general norte-americano George Patton cometeu um desagradável ato que repercutiu por toda sua carreira militar e que seria reprovado até a sua morte, na Alemanha em 1945 num acidente aéreo.

Durante uma visita aos hospitais de feridos na Sicília encontrou, juntos, dois homens que não mostravam lesões físicas visíveis. Patton enfureceu-se dando uma bofetada na cabeça de um dos soldados, tirando-lhe o capacete, que caiu ao chão. Os médicos e enfermeiras protegeram o agredido com os seus corpos.

Patton dominou-se rapidamente, continuou a inspeção, mas repudiando em voz alta a cobardia de quem se queixava de sofrer de psiconeuroses, acrescentando que não devia admiti-los no mesmo hospital que alojava heróis feridos em combate.

O incidente chegou à Imprensa e Eisenhower, como comandante supremo, tomou medidas. Escreveu uma dura carta de reprimenda, obrigando-o a apresentar desculpas ao soldado e a todo o pessoal que presenciou a ocorrência.

Patton desculpou-se, mas seu ato o fez perder a popularidade diante da opinião pública estadunidense. Naquele período ficou fora do comando e passou a executar trabalhos secundários até a campanha da Normandia, onde comandou carros blindados provando de uma vez por todas sua genialidade em campos de batalha.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

Sem título - Canibalismo Japonês Durante a Segunda Guerra Mundial

Canibalismo Japonês Durante a Segunda Guerra Mundial

Será ficção, mais um mito popular, uma invenção dos prisioneiros de guerra? Não sei confirmar, …

feb - Estupros e Massacres na Segunda Guerra Mundial – Soldados Brasileiros

Estupros e Massacres na Segunda Guerra Mundial – Soldados Brasileiros

Na gloriosa história de nossa Força Expedicionária Brasileira e campo de combate italiano, tivemos alguns …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)