Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / Países / Países na Segunda Guerra – Islândia
Flag of Iceland.svg  - Países na Segunda Guerra - Islândia

Países na Segunda Guerra – Islândia

Flag of Iceland.svg  - Países na Segunda Guerra - IslândiaA Islândia, embora possuindo seu próprio governo, era um país dependente da Dinamarca, quando iniciou a Segunda Guerra.

Durante o primeiro ano de guerra a Islândia se manteve neutra às hostilidades. Porém em Maio de 1940, as forças britânicas invadiram a Ilha, violando o direito internacional. O que houve por parte do governo islandês foi apenas um protesto e nenhuma resistência. Afinal, naquela altura era preferível uma invasão dos aliados que das forças do Eixo. O primeiro-ministro incentivou à população a tratarem os estrangeiros como seus convidados. E assim o governo partiu para a colaboração com as forças aliadas.

25.000 foi o número máximo de soldados britânicos que estiveram na Islândia, e a partir de Julho de 1941 a proteção da Ilha passou para a responsabilidade dos Estados Unidos. Uma manobra britânica para permitir ter todas suas forças mais próximas ao seu território.

40.000 soldados estadunidenses foram mobilizados o que correspondia a um número maior que o total de homens adultos da Islândia. (nesta época a população islandesa era de 120.000 pessoas.)

Em Julho de 1944, após um referendo a Islândia se se emancipou da Dinamarca e criou sua República.

Durante toda a guerra, a Islândia reuniu reservas financeiras consideráveis em bancos estrangeiros. Com o término da Guerra, estes fundos foram usados na renovação da frota pesqueira, na construção de unidades de processamento do pescado e na modernização da agricultura. Tais investimentos que procuraram manter a qualidade de vida da população conforme os anos de prosperidades durante a guerra.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

0 daa29 81794fb5 orig - A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler – Parte II

A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler – Parte II

A atuação da Divisão Azul no teatro oriental da guerra européia até sua desmobilização oficial, …

Spanish Blue Division - A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler - Parte I

A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler – Parte I

Um histórico da situação da guerra em 1941 e os processos de formação e treinamento …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)