Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / Países / Países na Segunda Guerra – Grécia
Flag of Greece 1822 1978.svg  - Países na Segunda Guerra - Grécia

Países na Segunda Guerra – Grécia

Flag of Greece 1822 1978.svg  - Países na Segunda Guerra - GréciaForam 200 mil o número de soldados italianos que atacaram a Grécia a partir do território de que a Itália possuía na Albânia em 28 de Outubro de 1940. Porém o exercito grego demonstrou-se mais forte que os italianos e a invasão foi um fracasso, obrigando o retorno para a Albânia.

Este ataque foi desastroso não apenas para Mussolini, mas também para Hitler que não tinha nenhuma informação sobre a operação.  Hitler planejava o ataque à União Soviética para a primavera de 1941, com o avanço dos italianos a frente sul ficou perigosamente exposta. Fato, que deixou o Führer furioso, pois o ataque a URSS teve de ser adiado.

O Exército alemão atacou a Grécia e a Iugoslávia no dia 6 de Abril de 1941. Os alemães foram detidos até 17 de abril, pela frente Metaxa, na fronteira Greco-bulgara. Com a derrota da Iugoslávia, as forças nazistas movimentaram-se por este território e cercaram as posições gregas.

Com a evacuação das forças da Commonwealth (cerca de 43 mil) para Creta e para o Egito, Os alemães começaram a procurar uma solução para eliminar essa ameaça. Por falta de apoio naval, a alternativa seria uma invasão de Creta pelo ar.

A Grécia esteve sob ocupação Alemã até 1944. A medida que eram necessárias as substituições de perdas  na França e na União Soviética, as tropas iam sendo evacuadas do território grego.

Durante essa ocupação, dois terços da frota da Marinha Mercante, vital para o país, foram perdidos, um terço das florestas foi arrasado e milhares de vilarejos foram apagados do mapa.

Com a ausência das tropas nazista, os gregos começaram a se converter em facções pró-ocidentais e comunistas, dando inicio a guerra civil.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

0 daa29 81794fb5 orig - A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler – Parte II

A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler – Parte II

A atuação da Divisão Azul no teatro oriental da guerra européia até sua desmobilização oficial, …

Spanish Blue Division - A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler - Parte I

A Divisão Azul – A Divisão Espanhola de Hitler – Parte I

Um histórico da situação da guerra em 1941 e os processos de formação e treinamento …

2 comentários

  1. Maria Luiza Bortoni Ninis

    E ótimo este comentário histórico!

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)