Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / Fatos / Operação Carne Picada – Parte III

Operação Carne Picada – Parte III

Os Documentos

Enquanto a operação não era posta em prática, o corpo foi preservado numa câmara frigorífica. Veio, então, a fase da criação dos falsos documentos ultra-secretos que seriam transportados na mala do Major Martin. O Comitê XX decidiu que para convencer os alemães de que a invasão aliada não aconteceria na ilha Sicília, os documentos teriam que afirmar que os Aliados invadiriam primeiro a Sardenha, estabelecendo aí um dos dois pontos de partida para o ataque a Sicília. Incluiu-se também os planos para o desembarque das tropas aliadas nos Balcãs e nas proximidades de Kalamata, na Grécia.

Archibaldnye
General Sir Archibald Nye

Os planos para a falsa invasão foram contados numa carta pessoal de um alto oficial para outro alto oficial aliado. Montagu decidiu que a carta devia ser escrita pelo General Sir Archibald Nye, subchefe do pessoal do Estado-maior Imperial, ao General Sir Harold Alexander, o comandante britânico no Norte de África sob o comando do General Dwight D. Eisenhower. Na carta, Nye explicava porque o pedido de Eisenhower para a operação de cobertura centrada nas ilhas gregas foi negado. Essa operação de cobertura fora planificada para ser lançado a partir do Egito pelo Marechal de Campo Sir Henry Wilson, o comandante chefe no Médio Oriente.

A carta seria usada para dois objetivos. Um deles era sugerir que duas operações no Mediterrâneo seriam lançadas (uma a Leste e outra a Oeste). Também serviria para identificar Sicília como a operação de cobertura de uma verdadeira operação a Oeste. Isso fazia com que a Sardenha fosse o alvo a Oeste e o território continental grego e os Balcãs fossem o alvo a Leste.

Para confirmar a carta de Nye, o Major Martin também portava uma segunda carta do Lord Louis Mountbatten, chefe das Operações Combinadas, para o Almirante Cunningham, Comandante chefe das Operações Navais no Mediterrâneo. A carta referia o objetivo da viagem do Major Martin, no papel de um especialista nas operações anfíbias emprestado por Mountbatten para o planejamento das operações no Mediterrâneo. Para apresentar Martin, Mountbatten menciona que Martin tinha tido sucesso no ataque a Dieppe, apesar do fracasso dos oficiais encarregues das operações terrestres. Seria a primeira vez que as forças britânicas admitiam que o ataque a Dieppe tivesse sido tudo menos um sucesso.

A carta de Mountbatten apresentava também um comentário extra sobre o fato das sardinhas (sardines) serem racionadas na Inglaterra, correspondendo a um jogo de palavras para a ilha Sardenha (em inglês, Sardine). Tal jogo de palavras era uma isca que, segundo Montagu, os alemães não resistiriam morder.

Continua… parte IV

Artigos Anteriores:
Operação Carne Picada – Parte I
Operação Carne Picada – Parte II
Operação Carne Picada – Parte III

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

Sem título - Canibalismo Japonês Durante a Segunda Guerra Mundial

Canibalismo Japonês Durante a Segunda Guerra Mundial

Será ficção, mais um mito popular, uma invenção dos prisioneiros de guerra? Não sei confirmar, …

feb - Estupros e Massacres na Segunda Guerra Mundial – Soldados Brasileiros

Estupros e Massacres na Segunda Guerra Mundial – Soldados Brasileiros

Na gloriosa história de nossa Força Expedicionária Brasileira e campo de combate italiano, tivemos alguns …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)