Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / O Lado “C” da Segunda Guerra Mundial – Boy Ecury, de Aruba para a Resistência Holandesa
2000px Flag of Aruba.svg  - O Lado "C" da Segunda Guerra Mundial - Boy Ecury, de Aruba para a Resistência Holandesa

O Lado “C” da Segunda Guerra Mundial – Boy Ecury, de Aruba para a Resistência Holandesa

Aruba é um território autônomo neerlandês do Caribe, ao largo da costa da Venezuela

Por ser um território dependente da Holanda, durante a Segunda Guerra, quando os alemães invadiram a Holanda, Aruba foi deixado sem defesa.

Na ilha havia uma grande refinaria estadunidense, mas como o país era neutro e não tinha entrado na guerra, não podiam fazer muita coisa para a sua proteção.

A Refinaria Lago estava produzindo alta octanagem de gasolina para o esforço de guerra britânico, por isso foi decidido enviar Queen’s Own Cameron Highlanders (Uma infantaria do exército britânico) para defender a ilha e a refinaria em caso de um ataque por tropas alemãs.

Depois foi enviado um Regimento de Artilharia dos Estados Unidos para defender a Ilha. 

image - O Lado "C" da Segunda Guerra Mundial - Boy Ecury, de Aruba para a Resistência Holandesa
Boy Ecury

Foi nesse cenário que se encontrava Segundo Jorge Adelberto Ecury, mais conhecido desde menino como Boy Ecury.

Nascido em Oranjestad, capital de Aruba em 1922, foi enviado para Holanda junto de um outro irmão para Estudar. Estavam no país quando a Segunda Guerra teve inicio e pôde presenciar a invasão nazista em 1940.

Ecury conheceu outro antilhano chamado Luis de Lannoy e ficaram amigos. Luis fazia parte da resistência holandesa,  um grupo armado que realizava operações de sabotagens contra os nazistas.

Após algum tempo, Boy já como um membro ativo da resistência, efetuou inúmeras operações secretas e perigosas, até se tornar um membro do conselho da resistência em Oisterwijk, fato que o obrigou a viver na clandestinidade, passando por várias cidades da Holanda.

Os alemães começaram a investigar e armar tocaias para capturar membros da resistência e obrigá-los a entregar o máximo de rebeldes possível. Luis, amigo de Ecury foi um dos capturados por delação de traidores, sendo preso e torturado a entregar os companheiros também. Boy tentou por várias vezes libertar o amigo da prisão, mas não teve muita sorte, mesmo assim após um tempo Luis escapou.

DutchResistance 300x194 - O Lado "C" da Segunda Guerra Mundial - Boy Ecury, de Aruba para a Resistência Holandesa
Imagem ilustrativa da Resistência Holandesa.

Ecury foi uns dos traídos, delatado por ex-companheiros. Foi preso em 1944, passou por interrogatório e tortura, mas não entregou seus companheiros de resistência, no dia 06 de novembro de 1944 foi morto por um pelotão de fuzilamento.

6482120511101103 - O Lado "C" da Segunda Guerra Mundial - Boy Ecury, de Aruba para a Resistência Holandesa
Monumento em homenagem a Boy Ecury em Aruba.

Dois anos do fim da guerra seu corpo foi transladado de volta a Aruba por seu pai e recebeu um enterro com honras militares. Em 1949 foi erguida uma estátua em sua homenagem, também foi agraciado com inúmeras condecorações póstumas pelo governo holandês.

Sobre Ricardo Lavecchia

Ricardo Lavecchia tem 35 anos, nascido no dia 22/01/1982. Natural de Santo André – SP Trabalha como vedendor, desenhista nas horas vagas, sempre procurou novas idéias em imagens de livros e jornais, e foi numa dessas buscas que descobriu outra paixão: A Segunda Guerra Mundial. Tinha, então, 18 anos e se deparou com o livro: "Crônicas de Guerra - Com a FEB na Itália" de Rubens Braga. Ao invés de apenas escolher uma imagem para desenhá-la, resolveu ler o livro. O fascínio pelo assunto o tomou por completo. Em suas pesquisas sobre o tema, descobriu não só relatos de guerra, mas amizades sinceras de veteranos, como o Sr. Antônio Cruchaki, veterano do 9º BEC e o falecido Capitão Rocha da Senta a Pua. E-mail: ricardo @ segundaguerra.net

Veja Também

tenta hitler - Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

As seis tentativas de matar Hitler Durante sua vida, Adolf Hitler sofreu 6 atentados significativos. …

norm 115 0 - A Conquista da Cidade Histórica de St. Malo pelos Aliados, Necessidade ou Erro Tático?

A Conquista da Cidade Histórica de St. Malo pelos Aliados, Necessidade ou Erro Tático?

A cidade de St. Malo, foi bombardeada e diversos tesouros históricos foram destruídos.  Um dos …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)