Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Multimidia / Destaque / O Dia D – Primeira Hora: 0h – 1h
airbone1 - O Dia D - Primeira Hora: 0h - 1h

O Dia D – Primeira Hora: 0h – 1h

dia_d_planadores_british
Planadores Horsa na Normandia

Logo no primeiro minuto, 6 grandes planadores Horsa, da 6a Divisão Aerotransportada britânica, invadiram a costa francesa, acima de Houlgate.

Um pousa na área coberta por arame farpado que protege a ponte de Bénouville, no canal de Caen. Dois outros aterrissam ao lado da ponte de Ranville, no Orne.

paras-pathfinders-dday
Pathfinders britânicos ajustam seus relógios na noite de 5/6 de junho de 1944 em frente a um Armstrong Whitworth Albemarle antes de saltarem na Normandia

Total surpresa: em menos de 15 minutos, duas pontes são tomadas pelo 2o Oxfordshire and Buckinghamshire Light Infantry. Enquanto isso os Pathfinders – desbravadores – pousam. Seus vaga-lumes se acendem no solo. São 01h00min da manhã quando o grosso da 6a British Airbone começa a cair do céu.

Na outra extremidade da frente de assalto, em Contentin, a operação estadunidense iniciou no mesmo instante.

Os Pathfinders da 101a Airbone saltaram primeiro, às 00h15min. O céu estava nublado, a terra coberta de lama, a lua intermitente.

Às 00h50min, a leste de Monteburgo, o Tenente-Coronel Hoffmann, que comanda um regimento de posição da 709a DI, observa, num raio de luar, silhuetas arredondadas que se aproximam do chão. Suas sentinelas atiram. Uma metralhadora de mão estadunidense responde.

airbone

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

tenta hitler - Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

As seis tentativas de matar Hitler Durante sua vida, Adolf Hitler sofreu 6 atentados à …

2 comentários

  1. pergunta. essa foi a operação “pegasus bridge” certo?

  1. Pingback: O Dia D – Primeira Hora: 0h – 1h | Projeto Faces da Europa – Colégio Sacramentinas

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)