Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Dia D / Antes / O Dia D – Forças Aliadas e a AirBorne – A Tropa de Elite dos Estados Unidos – Parte III

O Dia D – Forças Aliadas e a AirBorne – A Tropa de Elite dos Estados Unidos – Parte III

FORÇAS AEROTRANSPORTADAS

Divisões Aeroterrestres do Exército dos Estados Unidos

Após os sucessos alemães com tropas aerotransportadas, os estadunidenses concluíram que necessitavam desse tipo de tropa e começaram a fazer experiências nesse sentido. A 82ª Divisão de Infantaria foi reorganizada para “Aeroterrestre” (Airborne) em 15/08/1942, data da ativação de outra Divisão semelhante, a 101ª.

Originalmente teriam 1 regimento pára-quedista e 2 aerotransportados (planadores), mas a composição delas variou grandemente ao longo da guerra, em função de anexações e transferências. Teriam ainda 3 (às vezes 4) grupos de artilharia (75 mm), 1 batalhão de engenharia de combate e 1 batalhão antiaéreo, todos aerotransportados.

airborne_21
TRopas da Airbone embarcando para Normandia

Para a invasão da Normandia, as 82ª Airborne e 101ª Airborne foram organizadas com 3 regimentos pára-quedistas e 1 aerotransportado.

101st_Airborne_Division 82nd_Airborne_Division
Distintivo 101ª Distintivo da 82ª

Durante a Campanha da Normandia, a 101ª teve um batalhão de tanques anexado (759º) e, durante a Batalha das Ardenas, a 82ª também teve esse privilégio (740º). Além dessas, outras 3 divisões foram criadas:

  • 11ª (atuou no Pacífico),
  • 13ª e 17ª (Noroeste Europeu).

A 13ª foi a única divisão enviada para o Noroeste Europeu que não foi engajada em combate. Existiu ainda a 1ª Força-Tarefa Aeroterrestre (FTA), uma força mista composta por:

  • 1 brigada pára-quedista britânica,
  • 1 regimento pára-quedista,
  • 2 batalhões pára-quedistas independentes
  • 1 grupo de artilharia, estes estadunidenses.

Foi criada para apoiar a invasão do Sul da França e nos chama a atenção pelo regimento pára-quedista estadunidense, o 517º: ele compunha originalmente a 17ª DAet, mas foi destacado dela em 03/1944 e foi compor a 1ª FTA; depois disso, foi levado às pressas para a Batalha das Ardenas, onde foi temporariamente anexado, sucessivamente, à 30ª DI, à 7ª DB, à 82ª DAet, à 106ª DI e à 78ª DI, até ser finalmente designada para a 13ª
DAet, a 01/03/1945!

 

Divisão Pára-Quedista do Exército Britânico

A Grã-Bretanha, como o resto do mundo, surpreendeu-se com o sucesso dos pára-quedistas alemães em 1940 e começou a desenvolver as suas próprias tropas aerotransportadas.

Após experiências com “commandos” e batalhões de pára-quedistas, a 1ª Divisão Aeroterrestre foi formada em novembro de 1941. A sua irmã, a 6ª, só seria formada em maio de 1943. Contavam elas com:

  • 2 brigadas pára-quedistas,
  • 1 brigada aerotransportada (planadores),
  • 1 regimento de reconhecimento blindado (“Bren carriers”, Jeeps e, em 1944, tanques leves),
  • 1 regimento de artilharia aerotransportada
  • 1 regimento AT.
British 1st Parachute Battalion at Arnhem
Membros da 1ª Divisão de Paraquedistas Britânicos

Veja também:

O Dia D – Forças Aliadas – Parte I
O Dia D – Forças Aliadas – Parte II
O Dia D – Forças Aliadas – Parte III
O Dia D – Forças Aliadas – Parte IV
O Dia D – Forças Aliadas – Parte V

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial.

Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, – antigo Segunda Guerra.org – escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

O Dia D – As Forças Aliadas para Invasão da Normandia- Parte V

ENGANOS, PLANOS E RESISTÊNCIA Em certo sentido, os Aliados já tinham um exército na Europa …

3 comentários

  1. Bom dia, meu nome é Adailton tenho 31 anos sou ex-militar do exército, fico fascinado quando assisto ou estou lendo documentário ou filme sobre a segunda guerra mundial.
    A vontade o patriotismo daqueles militares que da quela guerra participaram.
    Gostaria de receber fotos documentários ou ter mesmo filme sobre.

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)