Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial

Noruega

65133035cy8 Em 8 de Abril de 1940, a guerra de Phony terminou. Navios da Marinha britânica minaram os fiordes noruegueses para evitar que o cobre fosse exportado para a Alemanha. Porém tal operação não teve resultados, uma vez que em  9 de Abril, as tropas de Hitler atacaram a Noruega.

Os combates duraram 2 meses, com ajuda da França e do Reino Unido, porém a Noruega teve de se render ao poderoso Exercito Alemão. O Governo Norueguês se refugiou no Reino Unido onde passou a desempenhar suas atividades.

As Forças Armadas norueguesas foram restabelecidas no Reino Unido, onde participaram de algumas campanhas em pró dos aliados.

Os alemães exploraram a economia norueguesa durante toda a guerra, dominando até 40% do PIB.

Apesar das constantes forças de resistências civis e a tentativa aliada de libertação, a ocupação alemã só teve fim com a sua rendição em 1945.

Com o término da Guerra houve um consenso geral sobre a prioridade de reconstrução do país. E já em 1946 seu PIB superava o PIB de 1938. E os anos seguintes demonstraram um progresso contínuo na economia norueguesa.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

hd - Força Aérea Hondurenha na Segunda Guerra Mundial

Força Aérea Hondurenha na Segunda Guerra Mundial

Quando pensamos em Segunda Guerra Mundial, logo vem em mente o Holocausto, Dia-D, Stalingrado, Pearl …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)