Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Hoje em dia / Museu dos Estados Unidos Expoe Telas Holandesas Roubadas por Nazistas

Museu dos Estados Unidos Expoe Telas Holandesas Roubadas por Nazistas

Aproximadamente 50 pinturas de velhos mestres holandeses, roubadas por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, serão expostas a partir do dia 15 de Março de 2009 no Museu Judaico de Nova York.

As obras já pertenceram a Jacques Goudstikker, marchand judeu de Amsterdã morto em 1940 quando fugia da invasão nazista. É a primeira vez desde a guerra que elas serão expostas em conjunto.

Após a morte de Goudstikker, 800 pinturas de sua coleção particular foram tomadas por, Hermann Goering, em parte para a sua coleção particular, e algumas telas foram presenteadas a Adolf Hitler, afirma o Museu Judaico.

Em 2006, após quase 10 anos de batalha judicial, o governo holandês devolveu 200 pinturas à nora de Goudstikker, Marei von Saher, única herdeira dele.

“O erro foi finalmente corrigido”, disse Von Saher. “Este é um dos dias mais felizes da minha vida. A longuíssima luta valeu à pena.”

Goudstikker foi um dos mais importantes marchands da Europa no período entre guerras, segundo Karen Levitov, curadora-associada do Museu Judaico.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

rudolf hess - As últimas fotos de Rudolf Hess vivo na Prisão de Spandau

As últimas fotos de Rudolf Hess vivo na Prisão de Spandau

“Eu fui à Inglaterra por você”: última foto de Rudolf Hess reaparece junto a uma …

foto 3 1 e1515343512851 - Adolf Hitler realmente morreu em seu Bunker, em 1945?

Adolf Hitler realmente morreu em seu Bunker, em 1945?

Por: Anderson Subtil    20 de abril de 1945, enquanto os tanques soviéticos cercavam uma …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)