Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Hoje em dia / Mensagem Secreta em Pata de Pombo Correio da Segunda Guerra Mundial é Encontrada numa Chaminé na Inglaterra
pombo segunda guerra - Mensagem Secreta em Pata de Pombo Correio da Segunda Guerra Mundial é Encontrada numa Chaminé na Inglaterra

Mensagem Secreta em Pata de Pombo Correio da Segunda Guerra Mundial é Encontrada numa Chaminé na Inglaterra

Um casal britânico achou em sua chaminé os restos de um pombo correio usado durante a Segunda Guerra Mundial para transportar mensagens secretas.

David Martin, da pequena cidade de Blethingley, no sudeste da Inglaterra, limpava sua chaminé, quando se deparou com o resto da pata de um pombo.

 “Eu estava tirando lixo e mais lixo da chaminé, quando começaram a surgir diversos ossos de pombos”, disse Martin à BBC.

 “após enchermos algumas sacolas com o lixo, apareceu um osso com uma cápsula vermelha presa, e com uma mensagem dentro. É inacreditável.”

A esposa de David, Ann, diz que a sensação era como se o casal tivesse “ganhado um presente de Natal”.

O Código secreto

Durante a Segunda Guerra, o SOE – departamento de espionagem do governo britânico – fez uso de mais de 250 mil pombos correios, já que eles eram vistos como o método mais eficiente e seguro de transmissão de mensagens.

Cada pombo levava consigo um número de registro, mas no caso dos restos achados por David nenhum número foi achado. Porém a cápsula vermelha do tamanho de um cigarro é exatamente a mesma usada pelo SOE durante a guerra.

A mensagem achada na cápsula está codificada. Há apenas 27 sequências de cinco letras escritas à mão, como “HYPKD” e “DJHFP” e uma assinatura: “Sargento W. Stot”.

Uma associação britânica dedicada à proteção de pombos especula que o animal talvez tenha se perdido no trajeto, devido ao mau tempo, ou cansado da longa viagem pelo Canal da Mancha.

Especialistas acreditam que o pombo estava a caminho de Bletchley Park, a cerca de 130 km da casa de David Martin, onde havia uma base especial de operações da SOE. O ponto de partida teria sido a França, no ano de 1944.

Eles tentaram decifrar as mensagens, mas não conseguiram.

A mensagem foi repassada a uma base de comunicação mais moderna, em Cheltenham, onde outros analistas tentarão novamente decifrar o código.

tropas britânicas lançar um pombo correio, em agosto de 1940.
tropas britânicas lançar um pombo correio, em agosto de 1940.

 

A Noticia em Vídeo:

 

 

 

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

rudolf hess - As últimas fotos de Rudolf Hess vivo na Prisão de Spandau

As últimas fotos de Rudolf Hess vivo na Prisão de Spandau

“Eu fui à Inglaterra por você”: última foto de Rudolf Hess reaparece junto a uma …

foto 3 1 e1515343512851 - Adolf Hitler realmente morreu em seu Bunker, em 1945?

Adolf Hitler realmente morreu em seu Bunker, em 1945?

Por: Anderson Subtil    20 de abril de 1945, enquanto os tanques soviéticos cercavam uma …

2 comentários

  1. Parabéns Andre Luiz , se existe página melhor para nos mostrar fatos sobre a Segunda Guerra Mundial , eu desconheço. Amo de verdade ler os fatos que apesar de muitas vezes , serem fatos horrivelmente desumanos , sem dúvidas encontramos coisas bastante interessantes ! Todos os dias venho conferir e reler o seu site , apesar de ter pouca idade , eu já entendo bastante sobre o assunto , e quero muito me aprofundar cada dia mais , abraços !

  1. Pingback: Dia 18 de maio de 2013 | Projeto Faces da Europa – Colégio Sacramentinas

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)