Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Multimidia / Livros e Revistas / Livros da Segunda Guerra – LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália
Capa - Livros da Segunda Guerra -  LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália

Livros da Segunda Guerra – LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália

“LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália” apresenta a trajetória e o cotidiano de jovens soldados brasileiros na jornada de ida e volta entre o interior do Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos, segundo a ótica e sentimentos dos protagonistas.
 
Capa

Nele estão explícitos medo, incertezas, angústia e, em contraposição, coragem, fé, esperança e uma abnegada dedicação aos ideais defendidos pelo Brasil, que têm como pano de fundo um momento crucial da história da humanidade, em que o nazifascismo havia posto em risco a democracia, a liberdade e a paz mundial.

Os deslocamentos por terra e pelo mar até o Rio de Janeiro, a preparação para o combate, a travessia do Atlântico, a adaptação à neve e os macetes para superar o frio, a triste realidade dos combates e do dia a dia na guerra, a saudade da família e da Pátria, a solidariedade dedicada aos italianos, amizade e espírito de corpo, entre outros muitos sentimentos estão impregnados nos relatos transcritos em 80 páginas.

 No intuito de tornar a leitura mais agradável, além de uma linguagem dirigida ao público jovem, mais de 100 imagens, muitas delas inéditas ilustram os textos.

Com o apoio cultural da Fundação Habitacional do Exército/Poupex, o livro foi distribuído gratuitamente às escolas e bibliotecas públicas da Região Central do RS e organizações militares do Brasil. Tem duas funções principais: a primeira é suplementar ao estudo da disciplina de História, aproximando o evento “II Guerra Mundial” de estudantes dos ensinos médio e fundamental; a segunda, enaltecer os feitos de humildes soldados que, há mais de seis décadas, nos legaram um mundo mais livre e democrático.

vet

Interessados também podem adquirir o livro (R$ 12,00, já incluído o valor da postagem) fazendo contato pelo e-mail sirio.feb@gmail.com, para orientações. O valor arrecadado com a venda será revertido para a preservação da memória da FEB.

No link abaixo pode ser assistida à música “Longa Jornada”, que resume várias passagens do livro, do mesmo autor, com interpretação de João Chagas Leite.  

http://www.youtube.com/watch?v=iewdOje6jyA&feature=player_embedded

Sirio Sebastião Fröhlich

Sobre Ricardo Lavecchia

Ricardo Lavecchia tem 35 anos, nascido no dia 22/01/1982. Natural de Santo André – SP Trabalha como vedendor, desenhista nas horas vagas, sempre procurou novas idéias em imagens de livros e jornais, e foi numa dessas buscas que descobriu outra paixão: A Segunda Guerra Mundial. Tinha, então, 18 anos e se deparou com o livro: "Crônicas de Guerra - Com a FEB na Itália" de Rubens Braga. Ao invés de apenas escolher uma imagem para desenhá-la, resolveu ler o livro. O fascínio pelo assunto o tomou por completo. Em suas pesquisas sobre o tema, descobriu não só relatos de guerra, mas amizades sinceras de veteranos, como o Sr. Antônio Cruchaki, veterano do 9º BEC e o falecido Capitão Rocha da Senta a Pua. E-mail: ricardo @ segundaguerra.net

Veja Também

tec - Ecos da Segunda Guerra na Edição de Outubro da Revista Tecnologia e Defesa

Ecos da Segunda Guerra na Edição de Outubro da Revista Tecnologia e Defesa

O Ecos da Segunda Guerra, ampliando a parceria com a Revista Tecnologia & Defesa, estampa …

porto - Livros da Segunda Guerra - O Porto Distante

Livros da Segunda Guerra – O Porto Distante

Amigos segue uma indicação de mais um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, nesse livro …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)