Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Hoje em dia / Imagens de São Petersburgo fundidas com Leningrado

Imagens de São Petersburgo fundidas com Leningrado

hoje

Durante a Operação Barbarossa – nome dado a missão de ataque alemão à União Soviética na Segunda Guerra Mundial – São Petersburgo (na época Leningrado) foi alvo de cerco por parte das tropas alemãs. Durante 900 longos dias – entre novembro de 1941 e janeiro de 1944 – os moradores de Leningrado sofreram com o cerco alemão, que vitimou 1 milhão de civis e militares. A grande maioria das mortes foi causada pelo frio, fome e doenças como tifo, escarlatina e icterícia.

Segundo as declarações dos sobreviventes ao cerco, alguns cidadãos teriam praticado o canibalismo com parentes mortos para evitar morrer de fome, enquanto os cemitérios ficaram sob a vigia de guardas armados impedindo que cidadãos famintos violassem os túmulos recém-enterrados em busca de algo para comer.

Passado mais de 60 anos do término da Segunda Guerra Mundial, temos algumas foto-montagem que fundem imagens de São Petersburgo (nome ao qual passou ser chamada Leningrado, em 1991) atual com imagens da época do cerco. O Resultado é interessantíssimo.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

rudolf hess - As últimas fotos de Rudolf Hess vivo na Prisão de Spandau

As últimas fotos de Rudolf Hess vivo na Prisão de Spandau

“Eu fui à Inglaterra por você”: última foto de Rudolf Hess reaparece junto a uma …

foto 3 1 e1515343512851 - Adolf Hitler realmente morreu em seu Bunker, em 1945?

Adolf Hitler realmente morreu em seu Bunker, em 1945?

Por: Anderson Subtil    20 de abril de 1945, enquanto os tanques soviéticos cercavam uma …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)