Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / Curiosidades / Imagens Coloridas da França Ocupada que Geraram Polêmica
paris coupada 11 - Imagens Coloridas da França Ocupada que Geraram Polêmica

Imagens Coloridas da França Ocupada que Geraram Polêmica

Remexendo nosso baú sobre a Segunda guerra Mundial, encontramos essa notícia que foi vinculada em abril de 2008. Sobre uma exposição em Paris que expôs fotos coloridas tiradas durante a ocupação nazista na França. Todas as 250 imagens foram feitas pelo fotógrafo francês André Zucca, que trabalhava para a revista de propaganda nazista Signal.

paris coupada 32 - Imagens Coloridas da França Ocupada que Geraram Polêmica

Zucca, correspondente de guerra para o jornal France Soir e a Paris Match, foi “requisitado” pelos alemães em 1941 para trabalhar na Signal, revista bimestral divulgada em todos os países ocupados pela Alemanha. O fotógrafo conseguiu obter filmes a cores justamente pelo fato de trabalhar para uma publicação nazista.

As imagens apresentam parisiense em suas vidas cotidiana sem demonstrar preocupação com o a ocupação alemã,  ocultando o lado problemático desta época, como as filas para conseguir comida ou a perseguição aos judeus.

Todas as imagens foram feitas em filme colorido, como já dito,  algo raríssimo naquela época e são únicas imagens em cores que retratam o período de ocupação nazista.

A exposição gerou uma enorme polêmica, já que houve protestos daqueles que afirmavam haver manipulação por detrás das boas imagens. Obviamente que o trabalho foi mais um lance do inteligentíssimo sistema Propaganda Nazista.

VEJA ALGUMAS IMAGENS COLORIDAS DE PARIS OCUPADA

 

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

tenta hitler - Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

As seis tentativas de matar Hitler Durante sua vida, Adolf Hitler sofreu 6 atentados significativos. …

sniper top - Os 5 Snipers mais Famosos da Segunda Guerra Mundial

Os 5 Snipers mais Famosos da Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a então União Soviética, foi o único país que treinou …

1 comentário

  1. Vc tem algum mapa especifico da França durante a segunda guerra? Gostaria, se possivel, saber algo sobre as linhas de trens desta epoca.

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)