Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Armamento / Gewehr 98 e Karabiner 98k

Gewehr 98 e Karabiner 98k

A Gewehr 98 7,92 mm foi a espingarda com o qual o exército alemão combateu na Primeira Guerra Mundial. Um rifle Mauser, produzido em 1898, mas baseado num modelo de 1888.

No serviço a espingarda se mostrou robusta e confiável, mas nos anos seguintes a 1918, o exército alemão considerou a Gewehr 98, muito longa e volumosa para ser usada na frente de combate. A arma sofreu alterações que mudou a sua designação para Karabiner 98b. Embora, Karabiner seja o equivalente a carabina em alemão, essa arma estava longe de ser uma carabina.

O Karabiner 98b ainda estava em serviço no exército alemão em 1939 – e permaneceu assim durante toda a guerra -, mas nessa época a espingarda padrão era um pouco menor, conhecida como a Karabiner 98k. Ligeiramente mais curto do que a original Gewehr 98, mas ainda não podia ser chamada de carabina – mesmo havendo o sufixo ‘k’ permanentes para Kurz, ou curto. Este modelo foi baseado numa espingarda comercial da Mauser, largamente produzido em países como a Checoslováquia, a Bélgica e até na China.

A versão alemã foi colocada em produção em 1935 e, posteriormente, feita em grandes números. No início, o nível da produção foi excelente, mas, após o início da Segunda Guerra Mundial, o acabamento e o padrão caíram gradualmente.  No final da guerra as peças de madeira foram trocados por laminado ou por material inferior, e itens como baioneta foram deixados de serem produzidos.

Muitas peças adicionais foram sendo produzidas para o Karabiner 98k, incluindo dispositivos de lançamento de granadas, mira telescópica e coronha rebatível para ser usadas por tropas aerotransportadas. Houve também variações para uso de Franco atiradores, variando entre uma pequena mira telescópica montada sobre o cano e miras telescópicas maiores.

Terminando a guerra o rifle continuou a ser produzido. Há discussão sobre o fato do Karabiner 98k ser melhor que o Lee-Enfield, M1903 Springfield ou o M1 Garand, porém, apesar das suas desvantagens, o Karabiner 98k foi um rifle confiável e resistente.

gew98

Gewehr 98

Alemanha

Tipo: Rifle
País: Alemanha
Calibre: 7,92 mm
Comprimento: 1,25 m
Comprimento do cano: 740 mm
Peso: 4,2 kg
Velocidade: 640 m/s
Carregador: 5 munições

image005
Karabiner 98k

Alemanha

Tipo: Rifle
País: Alemanha
Calibre: 7,92 mm
Comprimento: 1,10 m
Comprimento do cano: 600 mm
Peso: 3,9 kg
Velocidade: 755 m/s
Carregador: 5 munições – arma difícil e demorada para carregar. Mas era a única espingarda com auto-carregamento que os alemães tinham.

MAIS IMAGENS DA GEWEHR 98

MAIS IMAGENS DA KARABINER 98K

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

topo katyusha - Katyusha, a arma soviética que aterrorizou os alemães na Segunda Guerra

Katyusha, a arma soviética que aterrorizou os alemães na Segunda Guerra

Katyusha, o sistema de lançamento múltiplo de foguetes da União Soviética Katyusha, uma das armas …

Flak jacket 1942 - Colete a Prova de Balas Russo

Colete a Prova de Balas Russo

SN-42 (russo: Stalnoi Nagrudnik – Aço bib) é um tipo de armadura corporal desenvolvido pelo Exército Vermelho …

1 comentário

  1. Luiz Carlos Napolitano

    Este site foi apresentado por um amigo enviando-me um e-mail com o link.Sou aficcionado por este tema(2ª Guerra),tudo que se refere ao tema eu procuro obter.Adorei o artigo sobre o Gewher 98 e Karabiner 98K,para mim o melhor Fuzil já inventado pelo homem (não menosprezando os outros).A sua versão brasileira o Mosquefal 7,62mm M968 é um excelente Fuzil (já pude comprovar) mas isso é minha opinião certo? Desde já parabenizo pelo excelente site.Obrigado.

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)