Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Cinema Segunda Guerra / Filmes da Segunda Guerra – Katyn, O Massacre de Oficiais Poloneses pelos Soviéticos
plakat katyn - Filmes da Segunda Guerra - Katyn, O Massacre de Oficiais Poloneses pelos Soviéticos

Filmes da Segunda Guerra – Katyn, O Massacre de Oficiais Poloneses pelos Soviéticos

ptkatyn Katyn

Polônia – 2007 – Colorido

Duração: 118 min.

Direção: Andrzej Wajda

Elenco: Artur Zmijewski, Maja Ostaszewska, Andrzej Chyra, Danuta Stenka, Jan Englert, Magdalena Cielecka, Agnieszka Glinska, Pawel Malaszynski, Maja Komorowska, Wladyslaw Kowalski, Oleg Dracz, Oleg Sawkin, Sergei Garmash, Antoni Pawlicki, Agnieszka Kawiorska

Sinopse: Katyn não é apenas mais um filme sobre a segunda Guerra Mundial. Muito mais que um roteiro que pegou carona no bonde da guerra, Katyn é um relato histórico serio e surpreendente.

O filme inicia com uma leva de refugiados marchando em fuga para evitar os alemães e logo se deparam, sobre uma ponte, com outros refugiados vindos em sentido oposto; indignados alguns gritam para voltarem, mas ouvem claramente: “Os soviéticos nos invadiram!” Para eles isso ecoa como: Não há saída!

Nesse clima tenso e agitado é que Katyn traz a nós mais um pouco da realidade atroz da Polônia desde o início do conflito mundial.

Passados quase 70 anos, o mundo recebe no cinema a verdadeira história do massacre de Katyn, onde 20 mil oficiais poloneses foram fuzilados por tropas da União Soviética, 12 mil somente na floresta de Katyn, e os demais em campos de prisioneiros.

Com a derrota da Alemanha na guerra, a União Soviética disseminou a mentira de que o responsável por tantas mortes havia sido os Nazistas, e mesmo toda a população polonesa sabendo da verdade, não pôde fazer outra coisa que aceitar em silêncio.

O filme não apenas reproduz a história do massacre de Katyn, mas também expõe o sofrimento das famílias que aguardaram por anos o retorno de seus entes queridos, sem imaginar que haviam perecido logo após serem presos.

O próprio Diretor do filme, Andrzej Wajda, teve seu pai morto no massacre. Ele e sua mãe também aguardaram pela volta de seu pai, e quando souberam da sua execução, além da dor pelo luto, ainda tiveram que engolir a mentira imposta pelos Soviéticos.

Katyn é um filme emocionante e fiel ao principio histórico. Não há romances paralelos, não há nenhum ponto de fuga costumeiro em filmes puramente comerciais – pois Katyn não é um filme comercial.

Vale pelo roteiro, pela fotografia e por todo o resto.

VEJA IMAGENS DO FILME KATYN

ASSISTA O TRAILER DO FILME KATYN

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

b19df0fb5232909c5c82992ebb354fc8 1 - Filmes da Segunda Guerra - Alemanha, ano Zero - 1947

Filmes da Segunda Guerra – Alemanha, ano Zero – 1947

Germania Anno Zero Alemanha/França/Itália – 1947 – Preto e Branco Duração: 78 min. Direção: Roberto …

2 comentários

  1. Grande filme, pelo roteiro bem feito supera até a produção mediana. As cenas finais são perturbadoras, mas muito fiel a história e nos dá a dimensão dessa guerra horrível… vale a pena assistir!

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)