Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Cinema / Filmes da Segunda Guerra – Dias de Glória – Indigenes
indigenes - Filmes da Segunda Guerra - Dias de Glória - Indigenes

Filmes da Segunda Guerra – Dias de Glória – Indigenes

indigenes - Filmes da Segunda Guerra - Dias de Glória - IndigenesIndigènes

França / Marrocos / Argélia / Bélgica – 2006 – Colorido

Duração: 128 min.
Direção: Rachid Bouchareb
Elenco: Samy Naceri, Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Mathieu Simonet, Roschdy Zem, Assaad Bouab, Bernard Blancan

Sinopse: Segunda Guerra Mundial. A França é tomada pela Alemanha e o governo Francês no exílio tenta organizar um exército para confrontar os nazistas.

O primeiro contingente de soldados são 130 mil homens provenientes das colônias francesas na África.

A história se inicia mostrando o recrutamento dos argelinos que se alistam voluntariamente, deixando para trás suas famílias e seu país de origem. Embora não sabendo para onde vão e se retornarão para seus lares, estes soldados se motivam por causa do salário pago e na esperança de receberem reconhecimento do governo francês.

Mas na realidade eles recebem é pouco treinamento e são enviados para a linha de frente mal sabendo manejar um rifle. Seu fardamento também se difere, e muito dos soldados franceses, usando roupas rotas e sandálias ao invés de coturnos.

Quase todos de origem humilde, muitos analfabetos se entregam de corpo e alma para a defesa do que eles chamam de Pátria-mãe. Tratados como combatentes de segunda linha eles partem para a batalha determinados. O resultado é inúmeras baixas, porém ainda assim, conseguem diversas vitórias em campo de batalha. Mas, apesar dos êxitos o reconhecimento pelo empenho é nulo.

O filme foca-se em três soldados e um cabo, para retratar a luta dentro e fora dos campos de batalha enfrentadas por esses heróis jamais reconhecidos.

Dias de Glória traz uma visão diferente da Segunda Guerra Mundial, demonstrando o lado mesquinho e mal-intencionado de uma das potências de guerra dos Aliados.

IMAGENS DO FILME DIAS DE GLÓRIA

TRAILER DO FILME DIAS DE GLÓRIA

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

b19df0fb5232909c5c82992ebb354fc8 1 - Filmes da Segunda Guerra - Alemanha, ano Zero - 1947

Filmes da Segunda Guerra – Alemanha, ano Zero – 1947

Germania Anno Zero Alemanha/França/Itália – 1947 – Preto e Branco Duração: 78 min. Direção: Roberto …

diad - Filmes da Segunda Guerra - O Dia D - D-Day, the Sixth of June

Filmes da Segunda Guerra – O Dia D – D-Day, the Sixth of June

D-Day, the Sixth of June EUA – 1956 – Preto e Branco Duração: 106 min. …

3 comentários

  1. César Augusto Westin

    Fiquei pasmo, chocado, indignado com o tratamento dado pelos franceses aos bobos dos argelinos que se enganjaram em um “suicídio” em troca do que sabiam ser impossível: a independência “de graça” do Império Francês.
    Assistam o imperdível “A Batalha de Argel”, e vejam o requinte de crueldade perpetrado pelos franceses, a exemplo do fizeram no Vietnã e de lá foram escorraçados em 1954, ao miserável, subjugado e heróico povo argelino, que somente conseguiu sua independência em 1963, vencendo o Império Francês em sangrantas batalhas.
    Dá para perceber as causas dos “distúrbios” dos “terríveis muçulmanos e pieds noirs” em Marselha ?! Seriam “só” eles terroristas ? Aliás, esse engodo também foi a tonalidade do Império Inglês, ao prometer a independência para os árabes e para a Índia. É o velho ditado: “pimenta nos olhos dos outros é colírio”. César Augusto Westin – Belo Horizonte – MG

  2. O filme nao é Fomos Heróis e sim Dias de Glória, segue dados

  3. achei o fileme muito interressante pois elle traz uma outra visão sobre a segunda guerra mundial!!

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)