Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Brasil / Em Combate / Relatos da Segunda Guerra – Meu Batismo de Fogo – FEB
vicente 2 - Relatos da Segunda Guerra - Meu Batismo de Fogo - FEB

Relatos da Segunda Guerra – Meu Batismo de Fogo – FEB

feb_top

O nosso batismo de fogo aconteceu assim: O pelotão recebeu ordem para atingir um determinado ponto. Estávamos nas proximidades de Camaiore, que foi tomada pela 7ª Companhia; 8ª à direita e a 9ª mais à direita ainda, ficamos a esquerda da 9ª.

vicente_1
Soldado Vicente na Itália

Alcançamos uma região, um silêncio incrível e logo começou uma chuva intensa; enquanto subíamos pela elevação, o vale quebrou para a esquerda e fomos naquele sentido. Ao descermos vimos uma casa de italianos, caiada de branco, o que é comum na Itália.

Uma enxurrada descia com uma avalanche de pedras enormes. Avistamos na elevação um grupo de homens como se estivessem olhando de binóculos; nesse mesmo instante, encontramos um italiano que vinha com um daqueles guarda-chuvas grandes de listras brancas, vermelhas e verdes.

Um soldado pegou o guarda-chuva do italiano e começou a brincar. Havia um bosque de castanheiras; de repente os homens desapareceram da crista e todo mundo comentou que seria a 9ª Companhia que estava lá em cima. Pressupunha-se que fosse a 9ª companhia, porque estava à nossa direita. Entretanto nos esquecemos que tínhamos virado para a esquerda. Eram alemães mesmo. Quando chegamos à casa branca, existia um picadeiro no terreno da casa, um colosso de pedras e uma castanheira. Veio uma chuva de balas sobre nós e ficamos atarantados. Não esperávamos aquilo.

vicente_2
Veterano Vicente Pedroso da Cruz

 

O Tenente Gerson, Comandante do Pelotão, estava à beira da casa e o vespeiro de balas veio por cima do telhado. O Sargento Samuel, hoje Major Samuel, foi regular a peça de metralhadora, porque ele era o Comandante da sua seção de metralhadoras na companhia de apetrechos pesados. Vi passar por ele uma rajada, bem pertinho, porque as balas eram traçantes; só via aquele braseiro passando por cima. O susto foi terrível; os alemães tiveram tempo para verificar que a tropa estava descendo, porque era a primeira vez que estavam vendo um verde-oliva pela frente. Tratava-se do primeiro contato deles com os brasileiros. O uniforme do americano era cáqui. Mais tarde, soube pelo Gerson Pires, que houve um engano na ordem, dai termos ido parar na retaguarda alemã. Um soldado ficou três dias extraviados, comendo pão duro dado pelos italianos.

Vicente Pedroso da Cruz – Soldado da 8ª companhia do 6ª regimento de Infantaria

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

0131405 - Último Tiro de Artilharia e a Rendição Incondicional Alemã -148ª Divisão de Infantaria

Último Tiro de Artilharia e a Rendição Incondicional Alemã -148ª Divisão de Infantaria

  O 1º/2º Regimento de Obuses 105 Auto-rebocado (1º/2º RO 105 Au R – “III …

Arnon2 - Relatos da Segunda Guerra - O Herói em Silêncio

Relatos da Segunda Guerra – O Herói em Silêncio

Em um ato de coragem o soldado Arnon Correa teve muito sangue frio, coragem e …

3 comentários

  1. Kara Estou precisando muito de vc kara como eu posso fazer um diario de guerra sobre a 1 guerra mundial vc pode me dar um ideia?
    responde aewww flw

    • Olá, Guilherme. Obrigado pela visita!
      Porém não entendi qual a sua dúvida, por gentileza utilize o formulário de contatos na seção: contato.
      E me esclareça melhor qual a dúvida.

  2. oi meu avo participou da segunda guerra, estmos tentando achar alguma coisa sobre ele o nome e pedro angelo cardoso, se tiver algo e puder me ajuda eu agradeço

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)