Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Segunda Guerra Hoje em dia / Palavra do Leitor / Eixo x Aliados, ambos herois ou vilões?

Eixo x Aliados, ambos herois ou vilões?

antecedentes_guerra

Eixo x Aliado, ambos os heróis ou vilões? – PALAVRA DO LEITOR
Acredito que diante de tantos interesses expansionistas, fica mais fácil rotular a todos como vilões. E pra mim todos foram vilões de alguma forma.

Embora alguns digam que os termos alemães impostos aos russos na 1ª GM foram mais árduos que o tratado de Versalhes, você deve concordar que pelo menos os alemães mantiveram o território russo ‘original’ nas mãos dos russos ainda.

A polônia foi um ‘muro’ que surgiu justamente pra manter alemães e russos mais distantes.

Enfim.

Perseguições étnicas e religiosas não são ‘privilégios’ dos germânicos.

Lembre que desde a idade média q isso existe de forma igualmente brutal e injusta.

Lembre que a Europa é um pequeno território onde muitas fronteiras se confundem e isso sempre será assim.

E se formos analisar as perseguições religiosas ao pé da letra veremos que a ‘original’ religião (a exemplo da religião dos Vikings) foi ‘extinta’. Ou seja, uma religião oriunda do oriente médio se sobrepôs em praticamente da a Europa.

É por isso e outros fatos a mais que sempre considero os ‘efeitos’ dos séculos que recaíram sobre as duas grandes guerras mundiais no século XX como 2 filhos de vários pais vilões (o que também se estende a outros continentes além do europeu).
Lutaram por seus ideais relevando conceitos morais existentes na sociedade atual. Porém o eixo fez mais besteiras

Dois lados cheios de ambição e malicias lutando por seus próprios ideais, heróis são aqueles que lutaram para defender sua pátria (polônia; Finlândia e alguns outros) estando os aliados como os do eixo tinham um objetivo: bem claro – eixo se expandir a qualquer preço, porém os aliados não foram os mocinhos como todos sabemos. Os russos devastaram o leste europeu. Os ingleses e os americanos fecharam os olhos para o holocausto é coisa que se fomos comentar irá ter muito assunto.

O filósofo já dizia: NA GUERRA NÂO HÁ BONS OU MAUS. SÓ HÁ HOMENS.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial.

Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, – antigo Segunda Guerra.org – escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

Futebol e Segunda Guerra – pelo Leitor

Futebol e Segunda Guerra – PALAVRA DO LEITOR A história dos Atletas confinados num campo …

3 comentários

  1. doreih é muito interessante quem escreveu esta de parabens

  2. remylla ta mires da silva borges

    nossa isso é muito interessante

  3. vale lembrar que oque sabemos é dito pelo lado aliado neh

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)