Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / História / Crônicas de Guerra – Susto no ar

Crônicas de Guerra – Susto no ar

Voando em círculos, os aviões lembravam falcões pairando sobre o charco. Enquanto Surbeck ganhava altitude, os artilheiros testaram suas Browning M2 calibre 50. Cada metralhadora pesava cerca de 30 kg e disparava 800 tiros por minuto num raio de 550 metros. Tinha cerca de150 componentes. Todo artilheiro tinha de aprender a desmontá-la e montá-la com os olhos vendados e vestindo luvas.

m2hb
Browning M2

O sargento Louie Hansen, artilheiro de cauda do 743  Esquadrão, descobriu certa vez que suas duas metralhadoras estavam emperradas – as travas haviam sido colocadas ao contrário quando forma limpas depois da última missão. Ele conta o que fez:

“Na torre só havia espaço para usar uma das mãos em cada metralhadora. Então comecei a desmontar uma delas com a direita e a outra com a esquerda. O suor escorria pelas minhas costas e meus óculos embaçaram, mas não fazia a menor diferença, uma vez que eu não podia ver o que estava fazendo. Por causa do frio intenso, tive medo de tirar as luvas. Mas consegui. Como sabe a maioria das tripulações, pode-se suar a 45 graus negativos.”

Felizmente para Surbeck e MCGovern, estava tudo bem com as metralhadoras de seu Liberator.

Fonte: Azul Sem Fim – Stephen E. Ambrose – Pag. 142

m2hbbig
Browning M2 .50

Sobre Ricardo Lavecchia

Ricardo Lavecchia tem 35 anos, nascido no dia 22/01/1982. Natural de Santo André – SP Trabalha como vedendor, desenhista nas horas vagas, sempre procurou novas idéias em imagens de livros e jornais, e foi numa dessas buscas que descobriu outra paixão: A Segunda Guerra Mundial. Tinha, então, 18 anos e se deparou com o livro: "Crônicas de Guerra - Com a FEB na Itália" de Rubens Braga. Ao invés de apenas escolher uma imagem para desenhá-la, resolveu ler o livro. O fascínio pelo assunto o tomou por completo. Em suas pesquisas sobre o tema, descobriu não só relatos de guerra, mas amizades sinceras de veteranos, como o Sr. Antônio Cruchaki, veterano do 9º BEC e o falecido Capitão Rocha da Senta a Pua. E-mail: ricardo @ segundaguerra.net

Veja Também

tenta hitler - Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

Os 6 Atentados contra Adolf Hitler

As seis tentativas de matar Hitler Durante sua vida, Adolf Hitler sofreu 6 atentados significativos. …

norm 115 0 - A Conquista da Cidade Histórica de St. Malo pelos Aliados, Necessidade ou Erro Tático?

A Conquista da Cidade Histórica de St. Malo pelos Aliados, Necessidade ou Erro Tático?

A cidade de St. Malo, foi bombardeada e diversos tesouros históricos foram destruídos.  Um dos …

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)