Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Historia da Segunda Guerra / Fatos / Durante / Blitzkrieg – A Temida Guerra Relâmpago

Blitzkrieg – A Temida Guerra Relâmpago

O Blitzkrieg – termo alemão para guerra-relâmpago – foi uma tática militar de nível operacional que utilizava forças móveis em ataques rápidos e de surpresa, não dando tempo para as forças inimigas organizar defesas. Seus três elementos essenciais eram a o efeito surpresa, a rapidez da manobra e a brutalidade do ataque, e seus objetivos principais a desmoralização do inimigo e a desorganização de suas forças – paralisando seus centros de controle. O inventor desta estratégia militar foi o general Erich von Manstein

A estratégia da guerra-relâmpago foi melhorada pelo general alemão Heinz Guderian no fim de década de 1930.

O efeito desejado da guerra-relâmpago somente é conseguido utilizando coordenadamente a infantaria, os blindados e a força aérea, que agem juntos para romper as linhas inimigas num ponto de ruptura. Todo “atrito” com as forças inimigas era evitado. Se houvesse um foco de resistência, imediatamente eram cercadas, suas comunicações rompidas – o que complicava a tomada de decisões e a transmissão de ordens – e as demais tropas de ataque seguiam avançando pelo interior do campo inimigo o mais velozmente possível. O foco de resistência era desintegrado mais tarde, pelas forças de infantaria que seguiam o ataque surpresa.

Foi usando essa táctica ofensiva que a Wehrmacht venceu os exércitos aliados na primeira parte de Segunda Guerra Mundial, principalmente na invasão da Polônia, da Dinamarca, da França – com os Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo -, Iugoslávia, Grécia e da União Soviética, e seguido pela sua superioridade militar e pela fragilidade das forças armadas dos países invadidos.

Ataque Panzer na Guerra Relâmpago

Tanto a campanha da Polônia quanto a da França duraram apenas pouco mais de mês: onde, colunas maciças de carros de combate romperam as linhas inimigas e avançaram no coração do território inimigo, enquanto a força aérea alemã – Luftwaffe – destruía as linhas de comunicação, a força aérea inimiga, suas indústrias-chave e outros objetivos militares, debilitando seriamente ou eliminando qualquer resistência para a invasão terrestre. Os resultados foram avassaladores: a Polônia teve o seu exército aniquilado e perdeu a independência; enquanto que para os Aliados, no Oeste, tiveram a humilhante retirada britânica de Dunquerque e a ocupação da França.

Porém, essa tática mostrou seus limites a partir de 1942. A guerra-relâmpago só poderia ser aplicada com êxito em teatros de operação reduzidos e de curta duração.

Blitzkrieg
Carros de combates comumente usados na Blitzkrieg

 

VEJA ANIMAÇÃO ILUSTRANDO A Blitzkrieg:

 

IMAGENS RELACIONADAS COM A GUERRA RELÂMPAGO

 

VEJA VIDEOS SOBRE A GUERRA RELÂMPAGO

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial.

Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, – antigo Segunda Guerra.org – escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

Canibalismo Japonês Durante a Segunda Guerra Mundial

Será ficção, mais um mito popular, uma invenção dos prisioneiros de guerra? Não sei confirmar, …

8 comentários

  1. Gostei muito desse site, tem um pouco de tudo,mas eu acho que faltou só colocar umas charges o que é que u estava procurando.
    Mias o site tah bem completinho

  2. Eu gostei muuuito, principalmente da animação ilustrada que alem de bem explicada esclareceu muito bem a minha duvida sobre a estrtegia de ataque.

  3. Eu adorei esse site, me ajudou a compreender mais sobre o que eu estava estudando, adorei tamém a animação ilustrada e os vídeos !

  4. Era de um site assim que eu estava procurando, que falasse de tudo, pois eu sou fanático pela II Guerra Mundial, tenho vontade de sempre estar aprendendo mais sobre esse assunto, que me fascina!

  5. Hitler se matou com medo do exercito da Rússia. Por que será?

    • Olá, Alisson;
      Não apenas com medo do exército, mas com medo de seus inimigos em geral, pois ele soube do que aconteceu com seu aliado, Mussolini. E temeu não somente a humilhação pública como ter seu corpo exibido como troféu de guerra. Tanto que ordenou que fosse cremado por seus homens.

      Embora haja teorias da conspiração afirmando que Hitler escapou com vida, e até que seu destino foi a Argentina; muito provavelmente isso não tenha sentido.

  6. Eu gostei muito desse site, pois foi exatamente o que eu estava procurando, e a animação ilustrada facilitou ainda mais o meu entendimento. Está completíssimo! Parabéns!

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)