Ecos da Segunda Guerra

 

1939 - 1945

 

Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."

Segunda Guerra Mundial
Home / Biografias / Adolf Galand – O melhor Aviador da Luftwaffe
pt 2314 adolf galland 75dpi - Adolf Galand - O melhor Aviador da Luftwaffe

Adolf Galand – O melhor Aviador da Luftwaffe

pt-2314-adolf-galland-75dpi Adolf Galland. Aos 29 anos, era um expert em combates aéreos, estratégias e táticas; mais que muitos peritos com o dobro de sua idade.

Adolf “Dolfo” Joseph Ferdinand Galland, nasceu em 19 de Março de 1912 em Westerholt, Westphalia.

Desde menino desenvolveu o prazer pela aviação. Aos 16 anos, já voava em pequenos Planadores (única forma legalmente permitida de se voar na Alemanha, devido às restrições do Tratado de Versailles). Sonhava em ser piloto comercial. Graduou-se na Escola Comercial Alemã de Transportes Aéreos em Brunswick e foi admitido no centro de treinamento de pilotos da Lufthansa (Aviação comercial) em Brawnshweig, onde ficou por um ano.

Alistou-se no 10º Regimento de Infantaria em 15 de fevereiro de 1934, para treinamento básico em Dresden. Em março de 1935 foi transferido para a Luftwaffe fazendo parte do ainda secreto treinamento de combate. No mesmo ano, acidentou-se gravemente enquanto fazia acrobacias; esfacelou seu nariz e comprometeu seriamente seu olho esquerdo. Passou três meses em tratamento, e seu relatório médico o atestava como “Incapacitado para vôo”, mas foi conseguiu aprovação com um ato antiético: memorizou todas as letras do cartaz de exame, com a ajuda de um amigo também oficial.

Na Guerra Civil Espanhola, Galland se apresentou como voluntário, e fez parte da secreta Legião Condor (Um destacamento semi-secreto formado para ajudar as Forças Nacionalistas do General Francisco Franco). Em 8 de maio de 1937, Galland chega a El Ferrol, tornando-se Staffelkapitän do 3./J88, conhecido como “Esquadrão Mickey Mouse” (seu futuro símbolo pessoal), voando a n um biplano Heinkel He 51.

Na Segunda Guerra, Galland, agora Oberleutnant voava num biplano Henshel Hs 123, participando dos primeiros ataques a posições polonesas na cidade Panki. Seis meses depois, viria a missão mais esperada: voar no novo caça Messerschmitt Bf 109E.

No dia 12 de maio de 1940, durante a invasão da França, o então Hauptmann Galland começou sua fantástica carreira de piloto de combate com três vitórias diante de três caças Hawker Hurricane. Duas semanas após, derrubou seu primeiro Supermarine Spitfire, voando sobre a região de Dunquerque. Na semana seguinte Galland abateu mais dois caças Morane-Saulnier MS-406 franceses.

72r8xsEm julho de 1940 iniciou sua participação na Batalha da Inglaterra, voando de duas a três missões por dia, escoltando bombardeiros e travando batalhas ferozes contra os Spitfires e Hurricanes da RAF, abatendo dois deles logo em sua primeira missão. Em Agosto, Galland foi condecorado com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. Em Setembro, veio a Folha de Carvalho da Cruz de Ferro pelas mãos do próprio Hitler. Em Dezembro de 1941, com 29 anos, foi promovido a General der Jagdflieger. Nesta época, Galland tinha um currículo invejável de 95 vitórias. Em Janeiro de 1942, Galland recebeu os Diamantes da Cruz de Cavaleiro, se tornando o 2º soldado em toda Wehrmacht a ganhar tal honraria.

Na primavera de 1944, em mais uma missão secreta, derrubou outro bombardeiro da USAAF, um B-17 Flying Fortress próximo a Magdborg. Sendo seguido por quatro P-51 Mustang que faziam a escolta, escapou ileso por um triz.

Veja a narração do próprio Galland sobe o epsódio:

“Eu estava a 91 m atrás de sua cauda… O B-17 disparou suas metralhadoras e fez manobras desesperadas. Nessa hora só existia para mim esse bombardeiro estadunidense, que lutava desesperadamente pela sua vida, e eu mesmo. Ao mesmo tempo em que meus canhões disparavam, pedaços de metal foram se desprendendo da fuselagem do bombardeiro, rastros de fumaça começaram a sair de seus motores, e a tripulação pôs abaixo toda sua carga de bombas. Um dos tanques de combustível das asas se incendiou. Os tripulantes começaram a saltar de pára-quedas. A voz de Trautloft (Hannes Trautloft, também piloto da Lutfwaffe) ressoou nos meus fones: “Achtung Adolf! Mustangs! Vou cair fora! Meus canhões travaram!”
E então, sob a primeira rajada dos Mustangs, voltei à realidade. O B-17 estava liquidado; mas eu, ainda não… A única adolfgallandcoisa que me restou foi fugir. Acelerando ao máximo, tentei escapar das rajadas incessantes dos Mustangs. Eu rumava na direção de Berlim. Os projéteis traçantes se aproximavam mais e mais. No instante em que o meu Fw 190 ameaçava desintegrar-se, e me restavam pouquíssimas possibilidades de sobreviver, fiz algo que já havia salvado minha vida duas vezes durante a Batalha da Inglaterra: disparei todos os projéteis que restavam contra o vazio à minha frente. O efeito foi o desejado, repentinamente, meus perseguidores viram ir ao seu encontro a fumaça das minhas munições. Por certo creram que haviam se deparado com uma nova tecnologia: um caça que disparava para trás, ou que outro caça alemão estava atrás deles. Meu truque deu resultado, pois deram uma volta fechada para a direita e, subindo desapareceram no céu.”

Sua última missão na guerra foi em 26 de abril de 1945 (duas semanas antes do final). Voando em pequena formação de Me 262 sobre o Danúbio, ele abateu dois bombardeiros B-26 Marauder antes de ser atingido pelo Lt. James Finnegan do 50º Figther Group da USAAF que fazia a escolta com seu P-47 Thunderbolt. Esta também seria a última ação conhecida dos Me 262.

Após ser aprisionado pelos Ingleses e solto em 1947, Galland virou um renomado consultor internacional de aviação.

Adolf Galland - na maturidade
Adolf Galland – na maturidade

Adolf Galland faleceu em 9 de fevereiro de 1996 em sua residência em Oberwinter – Alemanha, vítima de um enfarto aos 83 anos de idade.

Sobre André Luiz!

André Luiz, natural de Osasco, ex-militar do Exército, estudou letras em São Paulo, graduando em Psicologia e fascinado pelos fatos que envolvem a Segunda Guerra Mundial. Idealizador e criador do site Ecos da Segunda Guerra, - antigo Segunda Guerra.org - escreve sob a expectativa de contribuir com a memória deste trágico conflito e demonstrar mesmo nos acontecimentos mais terríveis é possível observar detalhes interessantes.

Veja Também

9785bbd6c59513f0558811907cb77ee1 - Lydia Vladimirovna Litvyak – De Traidora a Herói da União Soviética

Lydia Vladimirovna Litvyak – De Traidora a Herói da União Soviética

Piloto Russa Lydia Vladimirovna Litvyak (também conhecida como a Rosa de Stalingrado). Nascida em Moscou …

paula - Paula Hitler - A Irmã mais Nova de Adolf Hitler

Paula Hitler – A Irmã mais Nova de Adolf Hitler

Paula Hitler era irmã mais nova de Adolf Hitler, ele era filha de seu pai …

1 comentário

Deixe sua Opinião (Facebook - Twitter - Google+)